terça-feira, 11 de outubro de 2011

Paris - Dia 0 - A Viagem

Finalmente chegou o dia! Acordamos às 6 da marina para poder pegar a estrada para Lisboa. 280 km e 2 horas e quinze minutos depois entrávamos no aeroporto de Lisboa. Com o check-in já feito eletronicamente, tivemos apenas que despachar a bagagem, coisa de 5 minutos. Muito bom esse sistema da Air France. Fica a dica para quem vai passar até uma semana fora e quer deixar o carro no Aeroporto de Lisboa: Vá à pagina web da ANA (www.ana.pt) e reserve um lugar no parque low cost. Tem o custo de apenas €5/dia, mais o custo do registro que é de €8. Para quem vai passar uma semana fora o custo será de cerca de €48, o que de tratando de Aeroporto, não é nada absurdo.
Relativamente ao voo propriamente dito nada de especial, no nível da TAP, mas sem almoço, só um lanchinho. A chegada em Paris foi tranquila, com a bagagem sendo rapidamente entregue. O Aeroporto é grande, o maior que qualquer outro em que estive, com exceção de Heathrow, em Londres. Mas a estação de trem é muito mal sinalizada, sem uma explicação clara nas máquinas de venda de bilhetes ou em cartazes, qual o bilhete correto para chegar a Paris e se esse bilhete ( que custa €9) serve para chegarmos de Metro ao nosso destino final em Paris. Com tudo isso sanado pegamos o RER ( uma espécie de trem de subúrbio) linha B3 até a Gare du Nord, onde encontramos um pandemónio! A estação estava cheia de policiais com fuzis, algumas zonas interditadas e pessoas chateadas por não poderem circular livremente nessa movimentadíssima estação. Não cheguei a descobrir a causa do problemas, mas suspeito de ameaça de terrorismo. Enfim chegamos à estação final da nossa jornada, Phillipe Auguste.
O apart-hotel Citéa Phillipe August fica a uns 130 metros da estação, não chegando a um minuto de caminhada. A recepcionista foi muito simpática, nos atendendo em um inglês muito fluente. Nos entregou o kit de limpeza para a cozinha e os códigos de acesso à Internet sem fios. O estúdio é pequeno, mas extremamente aconchegante, com tudo o que precisamos para passar uma temporada, com destaque para a funcional "kitchenette".
Ainda tivemos tempo nesse dia para fazermos umas compras no supermercado da rede Franprix que fica a 200 metros do apartamento. Fiquei impressionado com a quantidade de produtos de boa qualidade em um espaço que é corresponde à metade do tamanho do menor supermercado da Covilhã! Sem falar nos preços, que não são nada diferentes do praticados em Portugal. Depois de todo esse movimento nada melhor que uma boa noite de sono para recuperar forças para o primeiro dia de passeio.