domingo, 4 de maio de 2008




Deixando o Egito um pouco de lado (mas não esquecendo-o), vou dar início ao relato da 2ª viagem do blog: Tunísia.
A viagem para a Tunísia foi decidida por critérios puramente econômicos, pois a promoção de uma semana de hotel, com 2 refeições diárias incluídas e avião por € 280,00/pessoa não se acha facilmente. Encontrei-a no melhor site para viagens em Portugal, o NetViagens, com o qual já fiz 3 viagens, todas muita baratas e sem nenhum problema. O preço normal deste pacote varia entre os € 360 e os € 450 para o hotel mais barato que encontrei, o Marina Palace. A viagem transcorreu bem, com exceção do atraso inicial à saída de Lisboa, devido a uma greve do pessoal da limpeza dos aviões. Como a viagem só durou duas horas e meia, não chegamos a notar se a limpeza estava boa ou não... A empresa Tunisair pareceu-me correta, mas alguns furos abaixo da sua congênere Egyptair, cuja qualidade é muito boa. O aeroporto de Túnis é um pouco menor que o de Lisboa, mas ao contrário deste tem as "mangas" de desembarque bem distribuídas. É uma vergonha um aeroporto de ligação internacional como o de Lisboa, submeter os passageiros ao desconforto de serem transportados em ônibus para o avião. É por essas e outras que o novo aeroporto de Lisboa é muito bem vindo. Voltando ao aeroporto de Túnis, devo dizer que causa muito boa impressão, com agentes de controle de passaportes suficientes, instalações limpas e amplas, parecendo um aeroporto pelo menos de 2º Mundo, bem diferente do de Natal, onde costumamos esperar horas ate sermos atendidos pelo único funcionário da Polícia Federal que controla os passaportes. A recolha da bagagem foi rápida, até porque a minha nova mala azul e vermelha chama logo a atenção. Aí veio a primeira chatice: a mala vinha com as duas pegas partidas, era literalmente uma mala sem alça! Reclamei prontamente à Tunisair, que rapidamente me deu um voucher para comprar outrar na minha volta a Lisboa. Que maravilha o atendimento tunisino. Logo à saída haviam funcionários das operadoras de turismo encaminhando o gado, digo os turistas, para seu curral, digo guichê. Lá fomos encaminhados para o ônibus que nos levou até o nosso hotel, localizado em Yasmine Hammamet, a cerca de 1 hora de auto-estrada (sim auto-estrada mesmo!) da capital. Tudo transcorreu bem, tanto a viagem quanto o check-in no hotel, mas quando fui desfazer a mala, um choque: esta não abria com nenhuma chave que eu tinha. Foi quando fui olhar na parte de trás da mesma o meu cartão pessoal, que fazia as vezes de identificação. Qual foi o meu choque quando li o nome de um tal sr. L. Barata! Eu tinha trocado a mala no aeroporto! Mas o que fazer? Liguei para o dono da mala quando vi que o mesmo era português, e lhe tranquilizei acerca de seua mala, além de prometer devolvêla intacta (ou pelo menos como estava quando a peguei) no dia seguinte. Logo no início da manhã o funcionário da operadora turística Sol Plan conseguiu-me um táxi que pela módica quantia de € 33,00 nos levou ao aeroporto ( 1 hora pra ir e outra pra voltar) onde pegamos a minha mala com alguma burocracia normal, fomos até o centro de Túnis onde estava hospedado o tal senhor, devolvemos a mala do coitado (ficou esperando por sua mala até a meia-noite!) e ainda demos uma volta pela cidade, na qual compramos frutas tunisinas (muito boas). Depois dessa aventura ainda tivemos tempo para curtir a piscina do hotel, do qual deixo umas fotos da fachada, hall de entrada e piscina.

Sem comentários: