quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Planejando o roteiro

Com 8 dias para passear em Paris, não poderemos nos queixar de falta de tempo para ver muita coisa. Eu não gosto do termo "conhecer" aplicado a uma cidade. Você nunca conhece realmente nem a cidade que mora, imagine uma que vai ficar 8 dias. Assim eu uso o termo passear, pois define melhor o que fazemos em uma cidade em tão pouco tempo. Seguindo essa vertente filosófica, eu não escolho as atrações a visitar pelo o que é "obrigatório" e sim por aquilo que me interessa. O problema é que muita coisa me interessa! Vamos por partes: Adoro história, portanto vou ver o máximo de monumentos onde a fatos históricos aconteceram, assim Versailles está no topo da lista, assim como o Hôtel des Invalides (vou tentear usar ao máximo versões originais dos nomes) onde enterrado Napoleão Bonaparte ou o cemitério do Père-Lachaise, onde estão enterrados muitas personalidades, como Charles Chaplin, Jim Morrison, Edit Piaf e tantos outros. Também sou apreciador de arte, logos os museus do Louvre (Leonardo, Donatello, Rafael, etc.), Orsay (Degas, Cézanne, Van Gogh, etc.) e Centro Georges Pompidou (Dalí, Kadinski, Munch, etc.) estão no topo também. Confesso que a Torre Eiffel Me atrai como monumento, mas nem tanto como visita, portanto há um "talvez" no que toca visita-la. Há também uma incógnita acerca da Disneyland Paris. Valerá a pena? Vamos decidir depois, mas está reservado um dia para ela. Tentei dividir as visitas por região, tentando andar ao máximo a pé, pois creio ser a melhor maneira de realmente "sentir" a cidade. O roteiro completo já está delineado, mas vou revela-lo a medida que formos cumprindo-o.

Sem comentários: