segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viagem a Paris - Decidir a logística (Parte 1)

Escolhido o destino (passo principal!) é preciso decidir período da viagem, tempo de estada, meio de transporte e modo de alojamento, ous seja a logística inicial. Vamos por partes:
Período da viagem: Os melhores meses para se viajar na Europa são Maio e Outubro, que são os meses imediatamente antes e depois do Verão, respectivamente. As razões são muitas: Já (ou ainda) não há a "enchente" de turistas de Verão, portanto é um pouco mais tranquilo ir a museus, monumentos, restaurantes, etc. No verão os europeus vão de férias, portanto você não vai ver a vida normal da cidade, e sim hordas de turistas. A maioria dos teatros, óperas, casas de espetáculos e congêneres não funcionam no Verão, portanto desista de ver Rigolleto na Opera de Viena em Agosto! Por último, mas não menos importante, os preços de alojamento e passagens sofrem uma pequena queda, em virtude da menor procura nesses meses. Dito isso, fica claro que Outubro foi o mês escolhido, pois não iria planejar agora uma viagem para Maio de 2012!.
Tempo de estada: Paris, Roma e Londres formam a tríade de cidades em que uma semana é o tempo mínimo para se poder ver um pouco do que a cidade tem para oferecer. Essa conversa de que você consegue conhecer os pontos básicos dessas cidades em um tour de 1 ou 2 dias é balela. Vá por mim, se você tirar menos que uma semana para essas cidades verá apenas flashs. A não ser que umas fotografias externas do Coliseu e uma filmagem da troca da guarda no Palácio de Buckingham para mostrar aos amigos seja o seu conceito de turismo. Outras cidades europeias precisam de menos dias, por exemplo: são de bom tamanho 5 dias para Madrid, 4 para Barcelona e Lisboa, 3 para Praga e Viena, etc. Para não ficar nada por ver escolhemos estar 9 dias/8 noites em Paris.

Sem comentários: